Aula de Bases Conceituais de Educação Profissional e Tecnológica (BEPT) no campus Samambaia do IFB.
No dia 22 de novembro, fomos conhecer um pouco da realidade do campus Samambaia. Na oportunidade, os estudantes do Ensino Médio Integrado, do curso Técnico em Design de Móveis do Instituto Federal de Brasília, apresentaram sobre a estrutura do curso, como ocorriam as aulas, sobre o que eles aprendiam e como era promovida a integração do ensino médio com o curso técnico.
Para a demonstração das aulas práticas, precisamos colocar a mão na massa. Visitamos o laboratório do curso e os estudantes explicaram como construir um quadro de madeira (com pedaços de laminado de madeira, com tonalidades diferentes). A arte ficava por conta da imaginação e criatividade de cada estudante.
No momento de construção, foi possível sentir e observar na prática que não é simples criar um material como este. Exige muita atenção, intelecto e destreza manual. É preciso calcular com precisão o local de cortar a madeira, a espessura, a velocidade e a intensidade do corte no manuseio da serra, do contrário, o trabalho inteiro pode ficar comprometido. A partir dessa experiência, foi possível conhecer todo o processo de produção e entender o valor do trabalho impresso no produto final.
Estudantes do Ensino Médio Integrado, do curso Técnico em Design de Móveis do IFB, ensinando as etapas do processo de construção do material.
Estudantes do Ensino Médio Integrado, do curso Técnico em Design de Móveis do IFB, ensinando as etapas do processo de construção do material.
Exemplo do material em processo de construção. Interessante observar a moldura, os laminados de madeira em diferentes tonalidades e formatos, todos recortados e colados manualmente. O processo de produção exige do trabalhador (de forma indissociável) a criatividade, o intelecto e a habilidade manual.
Conclusão dos trabalhos
Inicialmente, a professora Keila Sanches também dialogou com a turma sobre a Educação Profissional e Tecnológica no Brasil. A experiência foi muito importante para entender um pouco da realidade que os estudantes do Ensino Médio Integrado vivenciam na prática, assim como, sobre os desafios enfrentados na Educação Profissional e Tecnológica brasileira. Gratidão pela oportunidade!
Comentários
Postar um comentário