Fichamentos de dissertações - Disciplina Seminários de Pesquisa




Olá!

Os fichamentos a seguir são o resultado de um processo importante ocorrido na disciplina de Seminários de Pesquisa. A ideia de entrar em contato com a pesquisa por meio da leitura de dissertações que tratassem de temas do nosso interesse (de preferência no âmbito do Mestrado Profissional e Tecnológico) possibilitou um olhar ampliado sobre essa questão. 

Os momentos mais ricos foram os momentos de trocas entre os colegas e os docentes, nos quais podemos compartilhar nossas percepções, críticas, sugestões e análises, tendo como base nosso olhar plural. Aprendi, também, a observar o não dito nas dissertações e o quanto o silêncio pode revelar sobre concepções.  Foi uma experiência importante no meu processo de construção de identidade enquanto pesquisadora e que pretendo continuar a exercitar ao longo dessa caminhada. 

Caso queiram conhecer, seguem abaixo os links com os fichamentos das dissertações que, pela temática, escolhi me aprofundar. 

Fichamento 01 - Clique aqui

Fichamento 02 - Clique aqui

Fichamento 03 - Clique aqui

Comentários

  1. Madelon, muito interessante a autoavaliação que você fez acerca do processo de análise e discussão das dissertações. Para nós, professoras e professores da disciplina, serve também como avaliação do processo.

    ResponderExcluir
  2. Madelon, as dissertações que você escolheu apresentam temáticas muito próximas: afetividade, educação socioemocinal. Ao selecionar trabalhos com temáticas próximas, você, de alguma forma, já aponta para questões que a atraem e para as quais poderia se dedicar na pesquisa.

    Em relação à organização de seus fichamentos, observo que os três trouxeram as informações solicitadas nas orientações dadas na disciplina.

    Destaco, sobretudo, a parte 8 de seu fichamento, em que apresenta as contribuições da dissertação para a área: são levantadas questões importantes.

    Por fim, sugiro que você faça o exercício de pensar como cada trabalho lido e analisado pode contribuir para auxiliá-la na definição do que pretende pesquisar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professora Veruska, muito obrigada pelo retorno e pelos momentos importantes de partilha proporcionados durante os debates na disciplina. Vou seguir a sua sugestão, com certeza vai me auxiliar na definição da pesquisa.

      Excluir
  3. Madelon, me chamou atenção o fichamento número 01: Cinema como recurso tecnológico
    para o ensino de competências socioemocionais. Aqui em Sobradinho, trabalhei com duas professoras que também utilizaram o cinema como recurso didático, com o objetivo de trabalhar temas relacionados a auto estima, afetividade, reconhecimento, pertencimento e respeito. Colhemos bons resultados!! Com o intuito de incentivar as professoras citadas,pensei em compartilhar esse material com elas. Os docentes das escolas públicas do DF, produzem muito conhecimento, executam programas, desenvolvem muitos projetos, em alguns casos literalmente, salvam vidas mas, não registram/documentam essas atividades e, consequentemente, seu trabalho não tem visibilidade. Penso que, compartilhar experiências exitosas seja uma forma de valorizar o trabalho realizado, conhecer outras produções e construir novas possibilidades. Abraço!! Palma

    ResponderExcluir

Postar um comentário