Palestra sobre Trabalho e Formação Docente na Educação Profissional e Tecnológica

Palestra ministrada pela professora Lucília Regina: Trabalho e Formação Docente na Educação Profissional e Tecnológica 

Gostaria de compartilhar o vídeo que foi proposto para discussão na disciplina de Metodologia de Pesquisa, no final de outubro: Trabalho e Formação Docente na Educação Profissional e Tecnológica, ministrado pela professora Lucília Regina. Na palestra, a professora faz um panorama sobre as áreas de pesquisa na Educação Profissional e Tecnológica. Abaixo, segue o vídeo e posterior relato sobre as minhas impressões:


A professora Lucília Regina ao abordar o tema: Trabalho e Formação Docente na Educação Profissional e Tecnológica, no I Seminário de alinhamento conceitual do programa de pós-graduação da educação profissional e tecnológica, faz uma discussão importante no sentido de alertar sobre os campos que precisam ser estudados e trabalhados no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e que estão escassos de pesquisas na área. Dentre esses campos, ela cita o dos Estudos Comparados e pergunta: “quais são as forças que movem a EPT no Brasil e no mundo?”. Nesse aspecto, ela também chama a atenção sobre a complexidade da EPT, da vasta forma de oferta e de rede de ofertantes, da natureza diversa das demandas que exigem um olhar atento e mais aprofundado sobre essas questões. Outro campo de pesquisa é o das Finalidades da EPT. Nesse campo, destaca a formação voltada para uma visão utilitarista e pragmática como predominante, bem como, a de formar pessoas com flexibilidade mentais e culturais para saber lidar com contextos diversos, além da visão de formar cidadãos, talentos e empreendedores globais. A este respeito, é preciso considerar que: 

[…] a educação profissional não é meramente ensinar a fazer e preparar para o mercado de trabalho, mas é proporcionar a compreensão das dinâmicas sócioprodutivas das sociedades modernas, com as suas conquistas e os seus revezes, e também habilitar as pessoas para o exercício autônomo e crítico de profissões, sem nunca se esgotar a elas. (RAMOS, 2014, p. 85)

Nesse sentido, é necessário partir da concepção de mundo do trabalho (que vai além da visão de mercado de trabalho) e na sua relação com a EPT, outro campo de estudo mencionado pela palestrante. Dentro desse campo, ressalta a escassez de pesquisa sobre currículo da EPT e sobre a distância entre falar do trabalho como princípio educativo e saber concretizá-lo na prática. Nesse sentido, percebe-se que a educação profissional e tecnológica ainda é um terreno de pouca produção científica, apesar da sua ampla disseminação e dimensão de atuação. Os estigmas que a EPT enfrenta também são decorrentes da falta de informação e conhecimento aprofundado na área, por isso o chamado da professora Lucília aos pesquisadores dessa modalidade de ensino, para a importância de ir além da superfície nos seus estudos e de se pensar em formas de intervenção na realidade, considerando a complexidade dos diálogos que área exige. 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

MACHADO, Lucília Regina de Souza. Trabalho e formação docente na educação profissional e tecnológica. I Seminário de alinhamento conceitual do programa de pós-graduação da educação profissional e tecnológica. 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=R3BuhEai874>. Acesso em: 23 de outubro 2019. 

RAMOS, Marise Nogueira. História e política da educação profissional. 1ed. Curitiba: IFPR, 2014.

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